sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Minhas músicas favoritas de 2017


Olá, pessoal.

Todo inicio de ano começo a relembrar quais foram minhas coisas favoritas que passaram, pensando nas músicas, séries, filmes e outros que fizeram 2017 ser memorável. Meu descontentamento com 2016 foi bem claro nas postagens anteriores, acho que foi um dos piores anos para muita gente, e na cultura pop, foi no minimo apenas decente. Em contrapartida, 2017 foi um pouco melhor, o que já era ruim ano passado continuou ruim, mas algumas coisas tiveram melhorias consideráveis, se era preciso cavar fundo para achar algo bom antes, nesse ano foi bem mais fácil.

Na música, tivemos ótimos lançamentos por todo o ano, cada mês tinha algo bom para ouvir, a maioria das bandas famosas lançaram bons materiais, e outras novas bandas fizeram sua marca também.

Então, segue abaixo a minha lista de músicas favoritas, o meu mixtape do que foi lançado esse ano que eu considerei bom, começando com algo mais pop e passando por rock e alternativo, em nenhuma ordem de preferência com exceção de um top 3 do final.

Seasons Run - The XX


O ano já começou forte com o lançamento do terceiro álbum da banda The XX, I See You tem ótimas músicas, se possível eu colocaria várias aqui na lista, como Dangerous, Lips, I Dare You e especialmente Replica, mas acredito que Seasons Run é a melhor do disco, apesar de ser uma faixa bônus da versão deluxe, significando que até mesmo quem comprou o CD pode nem ter ouvido. A letra é bem interessante, falando sobre deixar as estações passarem, não notando a passagem de tempo durante o ano, de certa forma, foi assim que me senti por boa parte de 2017, me pareceu muito rápido, como se as coisas não mudassem muito de janeiro passado até aqui.

Andromeda - Gorillaz


Humanz foi um dos lançamentos mais antecipados do ano, o último álbum da banda animada foi em 2011, então as expectativas dos fãs estavam bem altas, e aparentemente, o disco não atingiu muito bem o esperado, pois a maioria dos fãs pareceu ter ficado bem decepcionados com o trabalho. Eu discordo totalmente dessas opiniões, Humanz é possivelmente o meu favorito da banda, é claro que não tem o mesmo nível de experimentação que os discos anteriores tinham, e conta com mais trabalho dos feats do que a própria banda, mas em minha opinião, esse disco é mais focado, o estilo é bem pop, mas ainda é estranho o suficiente para soar como Gorillaz, Andromeda é minha segunda favorita, é uma das poucas faixas que tem o vocal de Damon Albarn, vulgo 2D.

The Apprentice - Gorillaz


Qual é a da mania de algumas bandas de colocar a melhor faixa como bônus? The Apprentice é a melhor do álbum para mim, mas assim como Seasons Run, é possível que muita gente não tenha ouvido, contando com os vocais de Rag n' Bone Man, Zebra Katz, RAY BLK e Damon Albarn, o refrão é provavelmente o melhor do ano.

Green Light - Lorde


Após o grande sucesso de Pure Heroine em 2013, Lorde passou um bom tempo planejando como seria seu próximo álbum, um processo semelhante ao de Adele com seu 25, eu pessoalmente não gostei muito de Melodrama e não acho que seja a obra prima que muitos fãs disseram ser, mas é decente, e Green Light é uma ótima música, é pop o suficiente para tocar na rádio constantemente e alternativa o suficiente para agradar os fãs dela.

Hard Times - Paramore


Eu sinto que Paramore é uma das poucas bandas que se tornou melhor quando virou pop, nada contra sua fase emo anterior (eu mesmo sou culpado por ouvir Decode e Ignorance escondido dos meus amigos), mas acho que a banda se encaixou melhor nesse novo estilo, Hayley Williams está ótima como sempre, e o resto da banda parece estar se divertindo bastante nessa que é uma das faixas mais animadas sobre depressão que já ouvi.  

Pay the Man - Foster the People


Outro disco bem antecipado, Sacred Hearts Club foi uma ótima adição ao catálogo da banda, Pay the Man é certamente bem estilosa, uma das músicas que mais ouvi em 2017, só fica em segundo lugar para outra faixa do mesmo álbum que colocarei bem acima (no top 3 do ano).

No Distraction - Beck


Parece que todo artista alternativo está se mudando para algo mais pop, Beck tem uma carreira que começou no inicio dos anos 90, sempre foi um artista bem experimental, em seu novo álbum Colors, ele experimentou algo mais dançante, e No Distraction é um ótimo exemplo, apesar de achar que Dreams é a melhor faixa do disco, ela foi originalmente lançada em 2015, então tive que escolher a segunda melhor.

Suburban Wonderland - The Heirs


Descobri essa música pelo canal do Youtube ARTV, onde esse foi votado como o melhor clipe de 2017, e em minha opinião, fica apenas atrás da minha próxima escolha abaixo. A música é muito boa também, o refrão é um dos melhores que ouvi nesse ano. 

 MONDO GROSSO / ラビリンス



É estranho pensar que boa parte do meu gosto musical vem de recomendações do YouTube, por muito tempo essa imagem acima permaneceu na minha página inicial, até que por curiosidade decidi ouvir, e sai bem surpreso. Não faço ideia qual a letra da música ou nem mesmo qual o significado do titulo, mas tem algo muito mágico sobre esse clipe, onde a vocalista passeia e dança pelas ruas coloridas de Hong Kong à noite, as imagens são lindas e combinam perfeitamente com a música.


Scary Love - The Neighbourhood


Acho The Neighbourhood uma banda um tanto superestimada, Sweather Weather é uma das melhores músicas da década (até então) na minha opinião, mas achei os dois álbuns deles bem fraquinhos, e o disco solo de Jesse Rutherford é péssimo (o que é bom para mostrar para alguns fãs que a banda é muito mais do que ele), com isso dito, Scary Love foi lançada em dezembro e é muito boa, se o próximo álbum seguir nesse estilo, tem potencial.

Lights Out - Royal Blood


Mudando para rock agora, Royal Blood é um ótimo duo que me lembra bastante de uma banda chamada Death From Above 1979, tem muito de Queens of Stone Age aqui também, e se você me conhece, sabe que gosto muito desse estilo, Lights Out é a melhor do disco How Did We Get So Dark lançado em maio.

Bleeding in The Blur - Code Orange


Alguém me recomendou essa banda, ouvi o álbum e não curti muito, pois o resto é metalcore, um estilo que realmente não me atrai, mas apesar disso, Bleeding in The Blur é fantástica e me lembra algumas das melhores músicas do Alice in Chains.

16 Psyche - Chelsea Wolfe


A nova rainha das trevas Chelsea Wolfe sempre flertou com metal, mas nunca foi exatamente o estilo dela, em seu último álbum chamado Hiss Spun, ela finalmente lançou algo mais pesado, com o guitarrista Troy Van Leuween do QoTSA, acho bem interessante que ela manteve os vocais leves em contraste com as guitarras pesadas.

Head Like a Haunted House - Queens of The Stone Age


Aproveitando a citação acima, já falei bastante desse álbum anteriormente em um post próprio, Head Like a Haunted House é uma das faixas mais divertidas do ano.

The Sky is a Neighborhood - Foo Fighters


Houve uma época em que Foo Fighters foi minha banda favorita (você pode ver aqui), hoje em dia eu já não escuto tanto mas tenho um carinho eterno pela banda, fiquei um tanto decepcionado com este novo álbum chamado Concrete & Gold, é um disco que não traz nada de novo, a maioria das faixas parecem cópias de outras da banda, The Sky is a Neighborhood é provavelmente a melhor, é uma música forte e grudante.

E agora, ao top 3:

3. Fortress - Queens of The Stone Age

  
A melhor música do álbum, Fortress tem uma linda mensagem de superação, fazendo uma metáfora bem interessante sobre fortalezas emocionais, achei necessária em tempos difíceis como este.

2. SHC - Foster The People


A minha favorita do álbum, SHC começa com um riff contagiante de guitarra e continua ótima por seus quatro minutos, a letra é muito boa e me ajudou bastante nesse ano, falando sobre saber quais são seus problemas e fazer o melhor para superá-los.

1. I Was a Fool - Sunflower Bean


Descobri essa música recentemente e fiquei obcecado, é como se Dreams do Fleetwood Mac estivesse sendo lançada nesta época, de fato, é quase um plágio da música citada, mas é diferente o suficiente para ser nova, pode até parecer que estou falando mal (o que não faria sentido nenhum, já que coloquei em primeiro lugar),mas se alguma banda pretende homenagear um clássico, é assim que se faz, eu amo o baixo que conduz a música, o refrão, a letra e a voz da vocalista, é tudo perfeito na minha opinião, me faz me sentir nostálgico por coisas que nem vivi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário